quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Domínio Público: Livros e documentos

O Domínio Público do Ministério da Educação disponibiliza para download a Coleção Educadores, com 62 títulos. Integram a coleção 31 autores brasileiros, 30 pensadores estrangeiros e um livro com os manifestos Pioneiros da Educação Nova, escrito em 1932, e dos Educadores, de 1959.

Para acessar este material clique na imagem acima ou pesquisando por Coleção Educadores diretamente em http://www.dominiopublico.gov.br.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

SkyDrive agora será "OneDrive"


A Microsoft anunciou no dia 27 de janeiro que está renomeando seu serviço de armazenamento de arquivos em nuvem. A partir de agora, o SkyDrive passa a se chamar OneDrive, graças a um processo por violação de marca, iniciado pela empresa britânica British Sky Broadcasting Group (BSkyB).

O anúncio do novo nome acontece seis meses após a divulgação do acordo jurídico entre as duas empresas que forçou a mudança da marca.

A aplicação do novo nome deve acontecer em breve, apesar de um prazo não ser dado pela companhia. A Microsoft afirma que nenhuma mudança de funcionamento acompanhará a mudança da marca. Os documentos do SkyDrive serão mantidos no OneDrive, sem nenhuma perda.

Ryan Gavin, gerente da empresa relembra o processo da BSkyB e cita que a transição de nome "não foi fácil", mas representa um conceito mais interessante. Com a nova marca, a Microsoft aproxima o OneDrive de outros produtos da empresa, como o Xbox One e o OneNote.
FONTE: Olhar Digital

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Olimpíada de Língua Portuguesa 2014



O lançamento nacional acontece em São Paulo (SP), no dia 24 de fevereiro, mas os educadores de todo o Brasil já podem se preparar e dar início ao planejamento para a 4ª. edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O calendário com as datas, prazos e períodos para todas as atividades já está disponível. Ele pode ser baixado, impresso e afixado em lugar que facilite a consulta.
As principais datas estão destacadas, trazendo informações básicas. A partir do lançamento, em 24 de fevereiro, as inscrições de professores e as adesões de Estados e municípios poderão ser realizadas unicamente via Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro, o Portal da Olimpíada (www.escrevendo.cenpec.org.br), até o dia 30 de abril.
As oficinas com os alunos podem ser realizadas logo no início do ano letivo e ser incluídas no planejamento do professor. A metodologia da Olimpíada segue todos os parâmetros curriculares oficiais de língua portuguesa. A recomendação é que as oficinas sejam concluídas ao final do primeiro semestre letivo, incluindo todas as atividades em sala de aula, criação dos textos, releituras e reescritas. O texto – ou textos, se a escola participa com mais de um gênero – deve ser enviado até a data limite de 15 de agosto, também exclusivamente via Comunidade Virtual.
A partir de 18 de agosto até 12 de setembro, as comissões julgadoras municipais devem se reunir e enviar os textos selecionados no município, um para cada gênero do qual participam.
Veja o calendário, baixe em seu computador, imprima e boa Olimpíada.
 FONTE: Undime

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

43º Concurso Internacional de Redação de Cartas


O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU ), sediada em Berna, Suíça, com o objetivo de desenvolver a habilidade de composição dos jovens; contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita. Participam estudantes com até 15 anos de idade, previamente selecionados nas etapas nacionais.

No Brasil, este concurso é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A participação se dá por meio das escolas (rede pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus alunos, as duas melhores cartas para representá-las.

Na fase estadual são premiadas as três melhores redações de cada estado e na fase nacional é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional.

Para maiores informações acesse o site dos Correios clicando Aqui.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014


Professores, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio da Rede Anísio Teixeira/IAT, disponibiliza uma série de Mídias e Tecnologias Educacionais Livres (animações, simulações, jogos, vídeos, áudios, imagens, textos, Sites temáticos e muito mais) de todas as áreas do conhecimento e dos temas transversais, que poderão ampliar a colaboração entre professores e estudantes, complementar os estudos e auxiliar na realização de atividades mais dinâmicas, interativas e atrativas em sala de aula.

Acesse a página de Mídias e Tecnologias na Jornada Pedagógica 2014 e compartilhe essa ideia!

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Retorno das Férias

Após as férias, os professores do NTE-06 de Jequié retoma suas atividades letivas desejando a todos os profissionais da educação um FELIZ 2014.