sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Aniversariante do dia

A turma do NTE deseja a Dantas muita felicida...
PARABÉNS!!!!!

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Novembro Negro

O Blog do Professor Web está convidando toda a comunidade baiana a colaborar com o Mês da Consciência Negra.


Com o objetivo de trabalhar esta temática no ambiente escolar, o blog preparou sugestões pedagógicas, discussões, homenagens e referências a momentos históricos, e personalidades da cultura africana no cotidiano do povo brasileiro.

A equipe do blog acredita na construção coletiva do conhecimento, por isso eles contam com a sua participação enviando textos, fotos, vídeos ou sugestões relacionados ao tema através do e-mail professorweb2010@gmail.com, de interação no blog e nas nossas redes sociais.  

Acompanhe as postagens diárias sobre o Mês da Consciência Negra!

Progressão para os professores da rede estadual de ensino da Bahia

O governador Jaques Wagner encaminhou nesta terça-feira (20/11) à Assembleia Legislativa da Bahia projeto de lei que possibilita a progressão na carreira para os professores da rede estadual de ensino, por meio do Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas.
O curso destinado aos docentes e coordenadores pedagógicos foi instituído pela Secretaria da Educação do Estado, por intermédio da portaria nº 9.483, de 20 de novembro de 2012, e possibilita progressão com ganho médio de 14%, sendo a primeira promoção retroativa a novembro deste ano e a segunda a partir de março de 2013. 

Para fazer jus às promoções, os professores terão que assegurar freqüência mínima em cada etapa do curso, que, de acordo com portaria, será realizado pela Universidade de Brasília (UNB), na modalidade de Educação a Distância (EAD), com duração total de 120 horas, dividido em duas etapas de 60 horas cada. As inscrições estarão abertas desta sexta-feira (23) a 6 de dezembro próximo, no site www.cead.unb.br/bahia.

“O objetivo do curso é contribuir para a atualização da prática pedagógica em sala de aula dos educadores, de modo a fortalecer a qualidade da educação básica oferecida pela rede estadual”, afirma o secretário da Educação, Osvaldo Barreto.
Promoção

De acordo com o projeto de lei, a primeira promoção será retroativa a novembro deste ano. Para ter direito a essa promoção, o participante deverá concluir a primeira etapa do curso,

cumprindo o mínimo de 75% da carga horária.
O mesmo acontecerá com a segunda promoção - ela ocorrerá após a finalização total do curso, também exigindo o mínimo de 75% de cumprimento da carga horária, e seus efeitos financeiros estão assegurados a partir de março de 2013.

Poderão participar do curso, com direito à progressão, cerca de 26.500 professores e coordenadores pedagógicos enquadrados nos termos da Lei 10.963/2008, em efetivo exercício no âmbito da Secretaria da Educação.

Para os professores que deverão concluir o estágio probatório em 2014 e 2015 (2.331), a secretaria vai instituir nova edição do curso nesses anos exclusivamente para garantir a progressão a esse grupo de profissionais. O projeto regula, exclusivamente, as promoções concedidas nos anos de 2012 e 2013, ficando suspensa, neste período, a avaliação de desempenho.
Atenção para o prazo de inscrição:
23/11 a 06/12/2012

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

II Feira de Ciências da Bahia e VII Feira Baiana de Matemática


A proposta da II Feira de Ciências da Bahia é caracterizada não apenas por um espaço de mostra de experiências e projetos de Ciências, mas sim um momento de estímulo ao protagonismo dos estudantes que orientados por docentes fortalecem a relação ensino-aprendizagem de Ciências na Educação Básica.
 
A Secretaria da Educação da Bahia - SEC, através do Instituto Anísio Teixeira - IAT, e em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica - SUDEB e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia - SECTI envidam esforços para garantir que essa proposta esteja abarcando:
1. Formação Continuada de Professores;
2. Estímulo à realização de experiências científicas e inovações experimentais de estudantes com orientação de professores;
3. Estabelecimento de uma política de mudança curricular visando à melhoria do ensino de Ciências;
4. Aproximação entre os campos da Ciência, da Cultura, dos Direitos Humanos, da Comunicação e das novas tecnologias educacionais.

A II Feira de Ciências da Bahia e VII Feira Baiana de Matemática acontece nos dias 26 e 27 de novembro de 2012, em Salvador - BA.

Um destaque especial a duas professoras que tiveram projetos selecionados para este evento:
  • Júlia Andrade Romão, de Lafaiete Coutinho - Colégio Estadual Professor Eraldo Tinoco
  • Flávia Silva Gomes de Araujo, de Mirante - Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães
Estas duas professoras participam do Curso de Formação para a Prática Pedagógica na Educação Básica, oferecido pelo  IAT, e tendo como tutor os multiplicadores dos 16 NTEs da Bahia.

Os projetos selecionados, são:
  1. Apicultura no município de Lafaiete Coutinho, Bahia: aspectos históricos e econômicos Lafaiete Coutinho (orientado por Júlia Andrade Romão)
  2. Altermaivas Energéticas Lafaiete Coutinho (orientado por Fabia Luciana Eliote)
  3. Efeitos Das Plantas Medicinais Na Saúde Humana Lafaiete Coutinho (orientado por Geraldo Leal)
  4. Sustentabilidade e Ação ( Aplicações Domésticas) Lafaiete Coutinho (orientado por Adriana Evangelista Gonçalves, Efiene Santos e Najane Bispo)
  5. Produção de bebida láctea utilizando o fruto de palma na região do semiárido – Mirante (orientado por Flávia Silva Gomes de Araújo)
  6. Utilização da polpa do umbu para a produção de cocada Mirante
    (orientado por Flávia Silva Gomes de Araújo)
 Clique aqui para ver a Lista dos Homologados.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Documentário do Projeto "Leitura Ilumina a Vida" - Santa Inês

O Projeto "Leitura Ilumina a Vida" do Colégio ACM de Santa Inês foi escolhido pelo MEC como projeto piloto  e servirá de exemplo para as escolas de todo o Brasil.

A comunidade do Colégio Antônio Carlos Magalhães, no município baiano de Santa Inês (290 km de Salvador), está comemorando a seleção do projeto Leitura Ilumina a Vida para fazer parte do documentário Leitura, Cultura e Arte, do Ministério da Educação (MEC).
 
O trabalho realizado na unidade escolar servirá de exemplo  para as escolas de todo o Brasil. A produtora Aldeia (parceira do MEC), que está realizando uma série de gravações de experiências exitosas de incentivo à leitura e produção de texto em diversas regiões do país, já esteve na unidade escolar para registrar as imagens.
 
A nossa comunidade escolar está muito feliz por ter sido contemplada pelo MEC. Essa escolha, como projeto piloto, é uma reafirmação de que estamos no caminho certo e prova que a escola pública é capaz de promover educação de qualidade. O fato de uma escola estadual de uma pequena cidade do interior com 11 mil habitantes ter sido selecionada é motivo de muito orgulho e só contribuiu para a nossa autoestima”, declara o diretor do Colégio ACM, de Santa Inês, Hérmeson Novais Eloi.
 
O projeto Leitura Ilumina a Vida, realizado desde 2010, ao longo do ano letivo, está em sua terceira edição, envolvendo estudantes, professores, funcionários e pais de alunos. “É uma atividade interdisciplinar, coordenada por professores de linguagem, com a participação de todos os professores das demais áreas”, explica o diretor. O projeto, que associa leitura, interpretação e produção de textos com as artes e a cultura, culmina com uma semana de apresentações de música, teatro, dança e poesia.
 
É um orgulho muito grande para todos nós da comunidade escolar. O interessante é que os estudantes perceberam que a leitura não pertence a uma única disciplina e, sim, de um requisito essencial para todo o seu desenvolvimento e aprendizagem”, afirmou a professora Edna Adriana Costa Matos Lima, uma das coordenadoras do projeto.
 
Os estudantes também estão empolgados. “Antes, eu lia meio que por obrigação. Hoje, digo que gosto de ler e leio bastante, com prazer. Esse projeto é bem estimulante porque a gente sai da rotina da sala de aula e aprende de uma outra forma, mais divertida e inspiradora”, declarou o estudante Hérmeson Oliveira, 13 anos, aluno da 7ª série.
FONTE: Aratu Online

Veja algumas fotos:


 

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Saiba como fazer a bateria do seu iPhone durar mais


Como sei o nível da bateria? A primeira providência a ser tomada, acredite, é ativar a indicação do uso da bateria, que mostrará a porcentagem de energia do iPhone, que não é exibida ''de fábrica''. Vá em Ajustes > Geral > Uso > Uso da Bateria. Deixe a opção ativada para ter a noção exata do nível da bateria.
Siga as instruções de carregamento da Apple. Os iPhones usam baterias recarregáveis de íon de lítio. Esse tipo de bateria tem um número limitado de ciclos. Um ciclo total de carga é completo quando a bateria é usada 100% e também carregada 100%. A cada ciclo de recarga total, diminui a duração da bateria. Algumas assistências técnicas estimam a vida útil da bateria em 300 a 400 ciclos. Ou seja: se você deixa seu iPhone ficar totalmente sem energia todo dia, em mais ou menos um ano terá de trocar a bateria. Vá carregando aos poucos o celular, à medida que usar.
Como o iPhone usa bateria de íon de lítio, você não precisa (e nem deve) esperar ele descarregar totalmente para carregá-lo novamente. Segundo a Apple, ligar o aparelho com 50% de bateria na tomada e esperar carregar totalmente não conta como um ciclo total de carga. Dessa forma você pode demorar vários dias para completar um ciclo inteiro. A fabricante recomenda que, pelo menos uma vez por mês, você dê um ciclo de carga completo no iPhone para ''movimentar os elétrons'' da bateria. Então, deixe o iPhone ficar totalmente sem bateria e depois carregue até completar 100% de energia.
 
Evite deixar seu iPhone em locais muito quentes, como direto no sol ou dentro de um carro no sol. O iPhone foi desenvolvido para funcionar entre temperatura de 0° a 35°C. Isso porque a bateria depende de reações químicas para funcionar, ou seja, temperaturas muito altas vão alterar essas reações. O resultado é uma duração menor da bateria e diminuição da sua vida útil.
 
Feche os aplicativos que usou. Essa é uma das ações mais simples, porém a menos lembrada (até mesmo conhecida) pelos usuários do iPhone. Em qualquer das telas onde aparecem os aplicativos, dê um duplo clique no botão Home do iPhone. Isso fará aparecer os últimos aplicativos que você acessou na barra inferior da tela. Apoie o dedo em qualquer um deles por alguns segundos. Eles começam então a ''tremer'' e aparecem com uma bolinha vermelha no canto esquerdo, basta apoiar o dedo sobre ela para fechar os programa.
Desligue o 3G quando não está em uso. Um dos vilões de consumo da bateria do iPhone é justamente a rede de internet móvel. Com ela desligada, o smartphone ''perde a graça'', sem dúvida... Mas se você tem acesso a uma rede Wi-Fi, lembre-se de desabilitar o 3G quando a conexão sem fio estiver ativada. Vá em Ajustes > Geral > Rede e desative o 3G.
Desligue o Wi-Fi quando não está em uso. Apesar de ajudar a economizar bateria enquanto estamos com o 3G desligado, o Wi-Fi também leva embora parte da bateria do iPhone, principalmente quando está ativado com nenhuma rede por perto. Se não está usando a conexão sem fio, melhor desabilitá-la. Vá em Ajustes > Wi-Fi.
 
Desligue o Bluetooth quando não está em uso. Mesmo quando você não está realizando alguma tarefa que dependa do Bluetooth, o iPhone fica procurando constantemente os dispositivos perto dele. E a bateria vai embora... Vá em Ajustes > Geral > Bluetooth (vale lembrar: quando você ativa o Acesso Pessoal, que compartilha a internet do iPhone, o Bluetooth poderá ser ligado).
 
Desative notificações automáticas. Uma função comum nos smartphones é a de notificações automáticas (ou via push). O iPhone gasta energia ao buscar a atualização delas periodicamente. Para economizar a bateria do smartphone, você pode desativar as notificações menos importantes (ou até todas elas, se assim preferir).
 
No iOS, toda vez que você instala um aplicativo, ele pergunta se você permite notificações automáticas. Depois para alterar isso, vá em Ajustes, localize o aplicativo e desative as notificações. Também é possível retirar apps da Central de Notificações em Ajustes > Notificações.
Desative atualizações automáticas. Outro recurso que ''come'' a bateria do iPhone é o de atualização automática do e-mail. Se você não se importa de ficar sem ele, vá em Ajustes > Mail, Contatos, Calendários > Obter Novos Dados e desative a opção. Você pode atualizar manualmente os e-mails acessando o aplicativo.
 
Diminua o brilho da tela. Outro grande consumidor de bateria nos iPhones é o brilho da tela; quanto maior, mais energia o smartphone precisa gastar para manter a tela iluminada. Portanto, procure baixar a intensidade do brilho sempre que possível. Vá em Ajustes > Brilho e diminua a intensidade.
 
Diminua o tempo de bloqueio da tela. Se o brilho da tela suga a bateria do smartphone, o tempo que ela fica ligada, consequentemente, também. Portanto, quando mais rápido a tela entrar em espera, melhor para economizar energia. Vá em Ajustes > Geral > Bloqueio automático e diminua o tempo.

Restrinja o acesso à geolocalização por aplicativos. Assim como no caso das notificações automáticas, o serviço de localização é ativado ou não quando o usuário instala um aplicativo que usa o recurso (como Foursquare, Facebook, Mapas). É bom deixar ativado o recurso apenas para os apps essenciais para você. Vá em Ajustes > Serviços de Localização e deixe o recurso ativado para só os aplicativos que você usa mais.
 
Use modo silencioso apenas quando necessário. O modo silencioso, que faz o iPhone vibrar, gasta mais energia do que o som de toque. Então, é bom utilizar o recurso só quando precisar mesmo. Dá para restringir o recurso em Ajustes > Sons > Vibrar e desabilite o recurso.
 
Sinal onde está é ruim? Ligue o modo avião. Há locais onde o sinal da rede celular falha ou é inexistente. Pode ser dentro do avião, viajando de carro para algum lugar remoto ou mesmo no metrô (estações em algumas cidades contam com antenas de operadoras, mas não é regra). Nesses casos, ativar o modo avião impede que o celular fique procurando a rede sem sucesso e gaste energia. Vá em Ajustes e ative o modo Avião.
 
Aplicativos podem ajudar a gerenciar a bateria. O iBattery (gratuito) mostra quantas horas você ainda tem para assistir a vídeos, ouvir músicas, conversação em rede 2G ou em rede 3G, uso da internet em rede 3G ou Wi-Fi.
 
Aplicativos podem ajudar a gerenciar a bateria. O Bateria HD+ (gratuito), além de informar o tempo restante para uso de acordo com as tarefas (assistir a vídeos, ouvir músicas, usar internet, etc), também dá um sinal sonoro quando a bateria está completamente carrega. É possível ainda criar um ''nível estimado'', a partir da impressão do usuário sobre a duração dela.

Aplicativos podem ajudar a gerenciar a bateria. O Battery Doctor (gratuito) mostra uma estimativa da ''saúde da bateria'' enquanto o aplicativo está aberto e você carrega o iPhone. Junto a cada estimativa de tempo de duração da bateria, ele traz dicas de como aumentá-la. Ele mantém ainda uma agenda com os dias em que você carregou o aparelho e ''dedura'' o aplicativo que mais gasta energia.
 
Aplicativos podem ajudar a gerenciar a bateria. O Charged (gratuito) é um aplicativo para quem constantemente se esquece de recarregar o iPhone e acaba ficando ''na mão''. Ele envia notificações na tela quando o nível da bateria está crítico.
 

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Cérebro virtual

O Google lançou um software inovador baseado no trabalho dos neurônios em reconhecer imagens. Através desta tecnologia, é possível fazer com que um computador reconheça, por exemplo, gatos e rostos humanos, através da experiência de aprendizado em vídeos do Youtube.
 O software de rede neural proposto pelo Google é capaz de identificar esta imagem como sendo a face de um gato
As redes neurais já são usadas há décadas, em áreas cujos softwares dependem de um tipo de aprendizado -  como é o caso dos jogos de xadrez ou dos softwares de reconhecimento facial. Os engenheiros do Google avançaram um pouco mais neste cenário e, através de sofisticação computacional, conseguiram tornar as redes neurais mais robustas e independentes da assistência de humanos para aprimorar o aprendizado.

As conexões neurais conseguem decidir por si mesmas quais propriedades dos dados devem receber mais atenção, ou ainda quais padrões importam na construção da imagem – sem a intervenção de seres humanos apontando as áreas de interesse para identificação dos objetos. Além da utilização em reconhecimento de imagens, agora o Google está usando este mesmo software para os serviços de reconhecimento de voz. Isso vai ajudar a fazer buscas mais precisas a partir do uso de voz – ao invés de digitar as palavras, é possível fazer buscas através da fala.

As redes neurais irão aprender com os próprios erros (assim como fazem os cérebros humanos), o que tornará a experiência dos usuários perfeita. Em princípio, esta tecnologia será disponibilizada apenas em inglês americano, mas há projetos de expansão para mais línguas, inclusive português.
FONTE: Clickideia