segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Resultados da pesquisa TIC Kids Online Brasil

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) divulgou os resultados da primeira pesquisa TIC Kids Online Brasil, que visa levantar dados sobre as oportunidades on-line e o uso seguro da internet.
Os dados revelam o comportamento de crianças e adolescentes entre 9 e 16 anos e interessam a todos os professores que trabalham com esta faixa etária.

De 9 a 16 anos, 47% usam a internet diariamente ou quase todos os dias e 70% têm perfil próprio em rede social (Cetic.br).

Leia a notícia aqui e baixe os resultados no site da CGI, aqui.
FONTE: Agência FAPESP

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Jovens conectados


Equipe do programa "Profissão Repórter", da Rede Globo de Televisão, mostra como a tecnologia influencia na rotina dos jovens. No Rio de Janeiro, famílias procuram ajuda médica para filhos que não conseguem sair da frente do computador. Em São Paulo, jovens chegam a largar os estudos para ficar em lan houses.
Assista a reportagem clicando Aqui.
Fonte: Globo.com

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Lista dos inscritos no Curso Introdução a Educação Digital Linux 40h

Veja abaixo a relação dos nomes dos homologados para o Curso Linux 40 hs do NTE 06-Jequié


01. Ana Claudia Da Silva Santos
02. Ana Rita Sandes De Menezes
03. Antônio Luis Neves Souza
04. Constância Eulina Britto Gomes
05. Dinalva Brazilina Nardes
06. Edilberto Gonçalves dos Santos
07. Leila Cristina Bartilote Fonseca
08. Lindalva Soares Santos Maciel
09. Mara Cristina Sena Matos
10. Maria Celina Alves Barros de Oliveira
11. Maria José Santos Novaes
12. Maria Regibege Miranda Ribeiro
13. Patrícia Grisi Rocha
14. Paulo Augusto Teixeira Gonçalves Silva
15. Rita de Cassia Sampaio Bitencourt Garcia
16. Saula Regina Santos Guimarães
17. Soleide Moraes Silva
   
Relação de cursistas que não estão na lista de homologados, mas que farão o curso e serão certificados pelo NTE-06

Reda:

Marta Maria Silva
Gleida Pereira de Souza Lima

Militares

Carlos Elder Coelho de Abreu 
Railândia Santos da Silva 
Patrícia Santos da Silva 
Alex Alburquerque Oliveira 
Juciara Borges Santos

Qualquer dúvida entre em contato com a coordenação do NTE (telefones na parte superior do blog)

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Tudo o que você não precisa mais saber sobre tecnologia

Estar sempre atualizado com a tecnologia pode ser uma fonte de angústia: há sempre novos sistemas operacionais, serviços online, celulares, aplicativos, recursos no Facebook... Muitas dessas informações, no entanto, têm prazo de validade e podem ser esquecidas assim que determinadas tecnologias são encostadas. É o caso dos itens que você confere a seguir: veja tudo aquilo que você não precisa mais saber sobre tecnologia.

Disquetes: Em fevereiro de 2001, você precisava saber como usar disquetes. Uma dúvida frequente era como desabilitar o acionamento do drive A: quando ligava o micro. Os disquetes perderam espaço com o surgimento dos CDs, pendrives e, mais recentemente, a nuvem.

Pentium III: Em maio de 2001você precisava saber qual o melhor Pentium III para seu PC. A dúvida era: qual a melhor velocidade desse chip (foto abaixo) de alto desempenho? -- para a época, claro. A primeira versão do Pentium III, lançada em 1999 pela Intel, tinha 450 MHz ou 500 MHz (hoje, os processadores Core Duo chegam a 2.93 GHz).


ICQ: Em março de 2002, você precisava saber (de cor) qual seu número do ICQ. O comunicador instantâneo estava em alta e até se intrometia na assinatura do e-mail do usuário.
Handheld: Em outubro de 2003,você precisava saber como comprar um handheld (também chamados de micro de mão). Na época, essas agendas turbinadas chegavam a custar R$ 4.000 no Brasil - por esse valor, hoje, dá para comprar um MacBook Pro. Abaixo, um dos modelos apresentado.


 


Impressora para fotos: Em agosto de 2004, você precisava saber como comprar uma impressora para fotos. Era o momento de popularização das câmeras digitais e nada melhor do que imprimir suas próprias fotos em casa, não é? Não. Além de esse recurso ser incorporado pelas multifuncionais, os usuários de tecnologia não se mostraram empolgados em gastar com impressora, papel e tinta para ver as fotos das férias. Essas imagens acabaram indo parar nos álbuns das redes sociais.

Sites temáticos: No começo da década passada, você precisava de uma lista com sites temáticos para navegar na internet. Mas isso foi antes de o Google dominar o mundo (digital), quando os buscadores ainda não eram ferramenta essencial para o uso da internet. A lista com dicas de sites era publicada semanalmente no caderno ''Informática'', da ''Folha de S.Paulo'', com 110 opções.

Celular com MP3: Em outubro de 2006, você precisava saber como comprar um celular com MP3. Hoje, esse recurso virou um item básico, tão presente nos celulares quanto as câmeras digitais.
HD-DVD ou Blu-Ray: Em março de 2007, você precisava saber se investiria no HD-DVD ou Blu-Ray. À época, as diferenças entre esses dois padrões de DVD, prometiam alta definição e mais capacidade de armazenamento. No fim, o Blu-Ray venceu a guerra e o HD-DVD (representado pela Toshiba) desapareceu.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

6º Prêmio Professores do Brasil

 
O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, promovido juntamente com as instituições parceiras. O Prêmio foi instituído em 2005, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), e tem como objetivo reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras.

O concurso consiste na seleção e premiação das melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores das escolas públicas, em todas as etapas da educação básica e que, comprovadamente, tenham sido ou estejam sendo exitosas no enfrentamento de situações-problema, considerando as diretrizes propostas no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.

As inscrições estão abertas até o dia 27 de outubro de 2012.
 
Este ano, foi criada uma segunda categoria, sobre temas específicos, além da já conhecida, de temas livres. Esta é subdividida nas áreas de educação infantilanos iniciais do ensino fundamentalanos finais ensino médio. O novo módulo conterá projetos de educação integral ou integradaciências para os anos iniciais,alfabetização nos anos iniciais educação digital articulada ao desenvolvimento do currículo.

Cada categoria terá até quatro professores premiados em cada uma das subcategorias, um por região do país. Os autores das experiências selecionadas pela comissão julga dora nacional, independentemente de região e da categoria, receberão R$ 7 mil, além de troféu e certificados expedidos pelas instituições parceiras.

As inscrições devem ser feitas na página do prêmio na Internet - http://www.premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/. Nela o professor também encontra informações relevantes e o regulamento do 6º Prêmio Professores do Brasil.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Termos utilizados na Educação do século 21

Com o passar do tempo e o surgimento de teorias, conceitos e práticas pedagógicas utilizando a tecnologia, alguns termos vão surgindo e nós, interessados pelo assunto, temos de nos manter atualizados.
Veja a e os respectivos significados:
  1. Adaptive learning: Trata-se de um software que se adapta ao conhecimento do aluno, propondo atividades de  acordo com o diagnóstico.
  2. Adaptive testing: Trata-se de um software que aplica avaliações com questões que seguem uma sequência específica de acordo com as respostas que vão sendo apontadas.
  3. Blended learning: Trata-se de um ensino híbrido que mescla a metodologia presencial com a metodologia a distância.
  4. Crowdfunding: É um processo colaborativo de arrecadação de financiamento de projetos utilizando mídias sociais.
  5. Crowdlearning: Aprendizado colaborativo a partir de interesses em comum.
  6. Crowdsourcing: construção de conhecimento colaborativo que leva em conta a diversidade de ideias.
  7. E-Learning: Metodologia de ensino a distância que utiliza a internet.
  8. Flipped classroom: Segue um processo inverso ao tradicional. Nele o aluno absorve o conteúdo em casa, por meio de vídeos, textos e outros recursos, para só depois realizar as atividades em sala de aula.
  9. Game-based learning: É o aprendizado baseado em jogos. Parte do princípio de utilizar a interatividade para que o aluno apreenda o conteúdo.
  10. Mooc: Sigla para Massive Open Online Course. É a prática de grandes instituições de oferecer conteúdos digitais de aulas gratuitamente.
  11. Nativo Digital: Como é conhecida a geração que já nasce com as tecnologias digitais em sua vivência.
  12. Project-based learning: É o aprendizado baseado no empreendimento de projetos ou resolução de casos.
FONTE: Blog da Família de Mídias Sociais