quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Um buraco no muro

Esta é uma experiência muito bem sucedida de inclusão digital na Índia, que vale a pena conhecer.

Físico de formação, inventor vocacional (são atribuídas a ele 25 patentes), pesquisador sobre redes neuronais, Sugata Mitra é uma das personalidades mais originais no âmbito da Educação tecnológica. Pesquisador do NIIT, conceituado instituto de tecnologia da Índia, Mitra abriu um buraco no muro do prédio, vizinho de uma das maiores favelas de Nova Delhi, e instalou, voltado para fora, um computador com acesso à internet. Veja o que aconteceu:

FONTE: http://lousadigital.blogspot.com/
Desde 1999 está dedicado ao projeto que trata de demonstrar a facilidade inata das crianças na hora de desenvolver competências TIC. Buraco na parede (HIW são as siglas em inglês) consiste em instalar computadores nas ruas de zonas pobres da Índia e em outros países em vias de desenvolvimento e permitir o livre acesso aos menores de idade. Professor da Newcastle University, Mitra defende que as crianças envolvidas na experiência não só aprenderam a usar os computadores de forma intuitiva, como também melhoraram visivelmente o rendimento acadêmico.

Aniversário de Jequié

No dia 25 de outubro a cidade de Jequié comemorou seus 114 anos de emancipação política.
Veja algumas fotos que mostram um pouco de sua história.





quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Formas de acordar com o celular

Inicialmente, as pessoas usavam despertadores convencionais para acordar. Porém, com a popularização do celular, quase todo mundo acorda com o aparelho. O problema é que ninguém, na hora da compra, liga para o recurso que vai acompanha-lo na “hora mais difícil do dia”.
O UOL Tecnologia foi às ruas perguntar como as pessoas acordam e testou despertadores de quatro modelos de smartphones para mostrar as diferentes formas de despertar. Veja no vídeo abaixo.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Feliz dia do Professor

Você ensinando, aprende também.
Você ensinando, faz bem a alguém,
e vai semeando nos alunos seus, um pouco de PAZ
e um tanto de Deus.
Parabéns, a todo nós,
professores desse Brasil!!!
FONTE: http://magiadasmensagens.com.br/dia-do-professor/ser-mestre-931.html

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Homenagem ao dia do professor


Atenção, estudante!
Você pode homenagear os seus professores nesta semana especial.  Deixe uma mensagem para o seu mestre e diga o quanto ele é importante para a sua formação pessoal e profissional. Acesse o Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) e envie a sua homenagem. Você também pode utilizar o Twitter, com a hashtag #Diadoprofessor. As mensagens também vão ser publicadas no Portal.
FONTE:Ano II - N° 91 - Jornal Mural - Secretaria da Educação do Estado da Bahia | de 10 a 14 de outubro de 2011

Treinamento de combate a incêndio

Multiplicadores e funcionários do NTE-06 de Jequié, realizaram um treinamento básico na prevenção e combate a princípios de incêndio.
Foram abordados temas incluindo a comunicação de uma ocorrência ao corpo de Bombeiros, a prevenção de incêndios no ambiente de trabalho e residencial, uso de gás de cozinha, tipos de incêndio e uso de extintores.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

I Seminário de Pesquisa Universidade–Escola – (I SUE)

Incentivar a pesquisa nas unidades da rede estadual de educação. Esse é o objetivo do I Seminário de Pesquisa Universidade – Escola que será realizado entre os dias 24 e 26 de outubro de 2011, das 8h30 às 17h30, no auditório do Instituto Anísio Teixeira.

O evento pretende socializar experiências voltadas à produção de conhecimento de modo a contribuir para a qualidade da educação pública no Estado. Além disso, incentiva e apoia a articulação entre unidades escolares das redes municipais, estadual e federal com instituições de educação superior e centros de pesquisa, de modo a aperfeiçoar o funcionamento das unidades escolares e promover a melhoria da qualidade de ensino, visando o aumento do desempenho e da aprendizagem, através de estratégias inovadoras adequadas às especificidades de cada contexto escolar. 
O seminário, que ocorre no auditório do IAT, é uma parceria da Secretaria Estadual da Educação (SEC) e vai apresentar as novas experiências realizadas por pesquisadores de Instituições de Ensino Superior (IES) com entidades de pesquisa na rede pública de ensino. O objetivo é incentivar a produção de conhecimento sobre o trabalho em rede entre unidades escolares, IES e entidades de pesquisa para o desenvolvimento de projetos experimentais e inovadores.

Local da inscrições: SITE:
Clique Aqui para ver a programação
FONTE: http://www.iat.educacao.ba.gov.br/node/2242

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Brasileiro de 13 anos cria aplicativos para a Apple

Em Brasília, um menino de apenas treze anos desenvolve programas para um das maiores empresas de tecnologia do mundo. Como se não bastasse, ele ainda dá palestras e ensina o que sabe a pessoas mais velhas do que ele.
Veja o vídeo abaixo e confira.

Morre um gênio

 Imagem de Steve Jobs no site da Apple

Este foi o título dado a reportagem publicada ontem pelo site UOL sobre a morte (ontem, 05/10/2011) de Steve Jobs, um dos fundadores da Apple.

Steve Jobs nasceu em San Francisco, é filho de Joanne Simpson e do imigrante sírio Abdulfattah John Jandali, mas foi adotado por Paul e Clara Hagopian Jobs, que lhe deram o nome de Steven Paul Jobs.

Em agosto deste ano, Jobs deixou o cargo CEO da gigante de tecnologia norte-americana Apple para se tratar contra um câncer, doença que o acompanhava desde 2004. Em 2009 ele passou por um transplante de fígado, ano que foi visto em centros de tratamento para pacientes de câncer ao longo do ano, no qual apareceu pouco em público.

Jobs reapareceu para a apresentação do iPad 2 no último mês de março, um evento no qual foi recebido com uma sonora ovação e no qual se mostrou extremamente magro.

Junto com amigo Steve Wozniak, Jobs fundou a Apple Computer em 1976 com o lançamento do Apple I e logo depois o Apple II. Começava ali uma empresa que iria mudar de maneira radical a forma com se dá o uso de hardware e software.
FONTE: O Dia Online

Quem foi e o que fez Steve Jobs
O empresário visonário nasceu em em 24 de fevereiro de 1955, em Los Altos, na Califórnia, EUA. O menino filho de pai desconhecido foi adotado ainda na infância por Paul e Clara Jobs, um casal morador da cidade de São Francisco, também Califónia.

Aos 14 anos, Steve Jobs recebeu uma oferta de emprego de verão na HP. Já com 16 anos o rapaz conhece Steve Wozniak, com quem funda a Apple anos depois. Um ano depois do jovem visionário concluir o ensino médio, entra para a universidade Reed College, em Portland, Oregon, a qual abandona após um semestre de aula. Steve Jobs começou a trabalhar como técnico da Atari Inc, aos 19 anos.

O mago, como foi chamado pelo colegas da Apple na nota de pesar, começou a freqüentar encontros que discutiam computadores domésticos com 20 anos. No ano seguinte, Jobs e o amigo de infância, Wozniak, juntam US$ 1.750 e constroem seu primeiro computador de mesa comercial, o Apple I. Neste mesmo ano a dupla se une com Ronald Wayne e funda a Apple Computer Company, empresa que atualmente fatura cerca de US$ 26 bilhões por trimestre. A partir de então, a companhia não parou de lançar novidades que atraíram a atenção e o desejo dos consumidores de tecnologia de todo o mundo.
FONTE: NE10

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Convenção dos Bichos

"Convenção dos Bichos" é o título do Objeto de Aprendizagem (OA) elaborado coletivamente por Adriana e Elmara, do Núcleo de Tecnologia de Vitória da Conquista (NTE16), e por David Moisés e João Marcelo, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Esta atividade é indicada para iniciar o estudo sobre o Sistema Digestivo.
Este OA ganhou um prêmio no Festival de Conteúdos Digitais - Challenges 2009 em Braga - Portugal.
O NTE-06 parabeniza toda a equipe responsável pela construção desta ferramenta, em especial às nossas colegas Adriana e Elmara.
Para ter acesso ao OA, clique aqui
FONTE: http://www.nte16.blogspot.com/

Panteon Escolar

Nos dias 28 e 29 de setembro, no Instituto Anísio Teixeira  ocorreu a formação dos multiplicadores dos NTE para a administração do ambiente do Panteon Escolar. 
O Panteon Escolar é um software livre que possibilita o estudo aprofundado de variadas temáticas a partir do acesso a diversas fontes de pesquisa, do confronto de diferentes pontos de vista e do compartilhamento de opiniões.
O estudo do Tema se dá por meio da análise dos Pontos de Vista de Sujeitos envolvidos com o Tema, de textos, músicas, imagens, vídeos e sites indicados na Midiateca; e da interação e discussão a respeito dos Temas nos Fóruns e Chats. O ambiente também disponibiliza espaço para elaboração de Diagnósticos e Propostas de Ação, individuais e coletivas, nas quais os(as) alunos(as) podem construir seus próprios Pontos de Vista e propor ações para solucionar os problemas identificados durante a análise do tema.
O ambiente permite o estudo de temas disponíveis na Biblioteca de Temas Panteon ou a criação de novos temas para análise. 
Na criação do tema, atividades de pesquisa podem ser estimuladas. Os pontos de vista podem ser pesquisador em diversas fontes como entrevistas, livros, revistas, jornais, vídeos, sites, áudios, favorecendo ao confronto de opiniões e uma compreensão crítica do tema.
FONTE: http://www.nte16.blogspot.com/