segunda-feira, 18 de julho de 2011


A informática está cada vez mais presente nas escolas, e trabalhar com essas tecnologias tem sido um desafio para a maioria dos professores. O professor é o principal mediador na relação entre os alunos e a tecnologia para que a mesma se torne uma ferramenta que proporcione situações de aprendizagem.
Serão abordados os recursos básicos do Sistema Operacional Linux, bem como, suas ferramentas de produtividade.

Carga Horária: 40h (32h presenciais e 8h a distância) 
Período de Realização: 16/8/2011 a 30/9/2011
Inscrições: 18/7/2011 a 30/7/2011

O curso terá 4 encontros presenciais (obrigatórios) os quais terão duração de 8 horas.

O Curso será realizado em Itagi e Maracás, para todos os professores e gestores das unidades escolares da rede estadual. O critério de seleção será a ordem de inscrição

Encontros presenciais de Itagi: 16/08; 23/8; 6/9 e 13/9 (terças-feiras)
Ficou interessado?? Clique aqui para fazer a sua inscrição.

Encontros presenciais de Maracás: 18/08; 25/8; 8/9 e 15/9 (quintas-feiras)
Ficou interessado?? Clique aqui para fazer a sua inscrição.  

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Site: A Física e o Cotidiano

Aconteceu hoje, 15 de julho de 2011, às 8h30, na sala de videoconferência do Laboratório de Educação à Distância (LED), do IAT, o lançamento do  site “A Física e o Cotidiano”, um produto do projeto “A Física e o Cotidiano” que tem como objetivo disponibilizar conteúdos educacionais digitais, na área da física, para serem utilizados como apoio às práticas docentes no Ensino Médio visando a atualização e a melhoria da qualidade do ensino na área.


São 41 softwares, 13 vídeos, 11 áudios e 30 experimentos que apoiarão o professor de física na sala de aula, além de promover a interatividade e a experimentação por parte dos alunos.
O projeto “A Física e o Cotidiano” foi desenvolvido pela  Secretaria da Educação do Estado da Bahia – SEC, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia - UNEB e com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, o Ministério da Educação – MEC, o Ministério de Ciências e Tecnologia – MCT e o Governo Federal. Para mais informações, acesse o site http://www.educacao.ba.gov.br/fisicaecotidiano/.
 Curso
Está sendo elaborado, também, um curso de formação para os professores da Rede Pública de Ensino, que será na modalidade à distância com alguns encontros presenciais (provavelmente quatro encontros). As inscrições para o curso "A Física e o Cotidiano: conteúdos digitais para dinamizar suas aulas" serão realizadas de 15 de julho a 01 de agosto de 2011 no portal do IAT e a homologação será divulgada no dia 03/8/2011.
Clique aqui para fazer a inscrição no curso.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Videoconferência - Feira de Ciência

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia - SEC, através do Instituto Anísio Teixeira – IAT, realiza no dia 13 de julho de 2011, das 8h30 às 12h30, uma videoconferência, no laboratório de Educação a Distância – LED, onde serão apresentadas algumas diretrizes a serem tomadas, e apoios anunciados, para o projeto da I Feira de Ciências da Bahia.
Essa videoconferência será transmitida para todos os polos espalhados pelo Estado. Nesse mesmo dia, será ministrado um curso para gestores, com temáticas voltadas à elaboração e execução de eventos científicos com base nas palestras que são oferecidas pelos organizadores da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE no minicurso para Organizadores de Feiras e Mostras Científicas. Para mais informações, entre em contato através do telefone (71) 3116-9069.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Você não pode ser meu professor

O vídeo abaixo, "Você não pode ser meu professor", pode ser considerado como uma pequena provocação àqueles que resistem a integração das   TICs  em suas práticas pedagógicas, quer seja por desconhecimento,  falta de tempo, preconceito... O que importa é que estamos na era da tecnologia, na era dos nativos digitais, e não podemos ignorar esta realidade.
 Fonte: http://youtu.be/R1KaIH1_YbM