segunda-feira, 25 de abril de 2011

“Cibercultura: o que muda na educação”


Durante esta semana (de 25 a 29 de abril) o programa Salto para o Futuro/TV Escola (MEC) exibirá a série inédita “Cibercultura: o que muda na educação”, sob a consultoria de Edméa Santos (PROPED-UERJ).
A série visa analisar as mudanças que ocorrem e/ou poderão ocorrer nas práticas curriculares em conexão com a cibercultura. Ao longo dos programas, serão discutidas as práticas de Educação a Distância mediadas por tecnologias digitais em rede e pela produção cultural gerada por estas interfaces no ciberespaço e nas cidades.
São três eixos os temáticos propostos para a série:
1. EAD - antes e depois da cibercultura;
2. A pesquisa e a cibercultura como fundamentos para a docência online; 
3. O currículo multirreferencial: outros espaços-tempos para a educação online. 
Vejam a sequência de programas:
PGM 1: EAD: antes e depois da cibercultura;
PGM 2: A docência online;
PGM 3: Currículo multirreferencial;
PGM 4: Outros olhares sobre cibercultura e educação;
PGM 5: Cibercultura e educação em debate.

O programa é exibido às 19h pela TV Escola, via antena parabólica e internet (http://tvescola.mec.gov.br/aovivo.html), e reprisado às 8h e às 14h. Além disso, a TV Escola é transmitida via SKY (112), Telefônica TV (694) e Embratel (123). Produzido pela TV Brasil, o programa é apresentado em reprise na grade da emissora às 5h50min.
 
A Publicação Eletrônica n. 3/2011, referente à série, encontra-se disponível em nosso site (http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/boletins.asp) para download.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Curso: Elaboração de Projetos


O curso tem como objetivo propiciar aos professores e gestores escolares o aprofundamento teórico sobre o conceito de projetos e sua especificidade no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas com as mídias e tecnologias de educação existentes na escola.

TURMA 01 - SEXTA-FEIRA - MATUTINO
Realização: 13/05/2011 a 31/07/2011
Clique Aqui e faça sua inscrição

TURMA 02 - QUARTA-FEIRA - VESPERTINO
Realização: 18/05/2011 a 31/07/2011
Clique Aqui e faça sua inscrição

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Oficina: Monitor Educacional

O NTE 06 inicia um ciclo de Oficinas a serem desenvolvidas diretamente nas escolas, visando assim uma maior comodidade dos professores.
Dentre as escolas de nossa cidade, quatro já tiveram os dias  definidos:

 Escola Estadual Jornalista Fernando Barreto 
26/04 e 02/05/2011 (terça-feira e segunda-feira) - 08 às 12h

Escola Estadual Duque de Caxias
26/04 e 03/05/2011 (terça-feira) - 14 às 18h

Escola Estadual Professor Faraildes Santos 
28/04 e 05/05 (quinta-feira) - 08 às 12h

CAP - Centro de Apoio Pedagógico 
29/04 e 06/05/2011 (sexta-feira) - 08h às 12h

quarta-feira, 13 de abril de 2011

I Simpósio de Educação Superior Virtual


O I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR VIRTUAL, que será realizado nos dias 18, 19 e 20 de maio no campus da UESB de Vitória da Conquista e terá como tema as discussões sobre Educação Virtual: Desafios e Perspectivas . Este evento pretende reunir pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação da região nordeste, interessados nas discussões envolvendo educação e comunicação a partir das pesquisas desenvolvidas na área da EaD, onde contará com representantes da Universidade Aberta do Brasil UAB/ SEED/ CAPES, do Instituto Anísio Teixeira - IAT - e representantes da ABED - Associação Brasileira de Educação à Distância.

Programação

18 de maio de 2011 Conferência de Abertura.
19 de maio de 2011 Minicursos, Paineis temáticos, Apresentação de posteres acadêmicos, Programação cultural.
20 de maio de 2011 Minicursos, Paineis temáticos, Apresentação de posteres acadêmicos, Encerramento.

Clique nos links abaixo para;
  Inscrições: inscrição-simpósio-virtual
  Programação detalhada: Programacão

Maiores informações entre em contato com a comissão do simpósio através da página: http://www.uabuesb.com.br/contato

Portal da Educação

O Portal da Educação do Estado da Bahia (www.educacao.ba.gov.br), lançado há um ano, comemora aniversário, registrando mais de 20 mil acessos diários, e cumpre seu objetivo de unir a comunidade escolar numa grande rede de interatividade. Além das notícias, o portal disponibiliza informações sobre escolas, programas e projetos, cursos e concursos, conteúdos pedagógicos para serem usados em sala de aula, bem como serviços, tanto para educadores, quanto para estudantes.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Avaliação de Desempenho

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia prorrogou até o dia 15 de abril o prazo para as inscrições da Avaliação de Desempenho Docente da Carreira de Magistério. A inscrição é gratuita e voluntária e é realizada no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe) – www.cespe.unb.br. A avaliação será realizada no dia 29 de maio em Salvador e nos 31 municípios-sede das Diretorias Regionais de Educação (Direc).  A avaliação possibilita obter avanço horizontal na carreira e um reajuste de até 15%. Há 3 mil vagas.
FONTE:
Ano II - Nº 66 - Jornal Mural - Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Curso de Inglês para professores da rede estadual


O MEC, em parceria com a EF LANGUAGE LEARNING SOLUTIONS, oferece 113 bolsas de estudo em um curso de inglês para os professores de Língua Inglesa da rede estadual de ensino, visando o treinamento e a formação continuada do professores da educação básica.
Este curso, completamente online e oferecido através do ambiente virtual da empresa, é composto por 16 níveis de estudo da língua inglesa, os quais podem completados ou não ao longo de 12 meses. Ao inserir-se no curso, o cursista realiza um teste que o habilitará para o nível equivalente ao seu conhecimento da língua e, a partir daí, dependendo do nível alcançado no ingresso, ele poderá completar os níveis seguintes até o mais avançado.
A certificação será emitida pela EF LANGUAGE LEARNING SOLUTIONS ao final de cada nível – que tem duração média de 50 horas cada. Assim, a carga horária total desenvolvida durante a vigência da bolsa será definida pelo próprio cursista, de acordo com o seu ritmo de estudos. Desta forma, as 400 horas previstas inicialmente são apenas uma estimativa, elas podem ser aumentadas ou diminuídas, uma vez que cada aluno vai ditar seu ritmo.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
-    ser professor de língua inglesa da rede estadual de ensino da Bahia em efetiva regência de classe;
-    ordem de inscrição;
-    ter conhecimentos básicos de informática.

FONTES DE DIVULGAÇÃO: Site do IAT – Portal do Educador Baiano.

CARGA HORÁRIA: 400 horas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: de 01 maio de 2011 a 30 de abril de 2012.
 
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: de 06 a 11 de abril de 2011.

DATA DE DIVULGAÇÃO DO RESULTADO:  18 de Abril de 2011

LOCAIS DE REALIZAÇÃO: O curso é completamente online.


Maiores esclarecimentos e informações sobre o curso podem ser obtidos através da Coordenação de Tecnologia Educacional – CTE/IAT – no telefone (71) 3116-9065 ou nos sites: http://www.ef.com/solutions e http://www.englishtown.com.br/online/home.aspx

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Inscrições para Certificação

A Secretaria de Educação da Bahia lançou edital para realização do processo de avaliação de desempenho dos servidores do Magistério Público que ocupam cargos de Professor (professores dos ensinos fundamental e médio) e Coordenador Pedagógico.
Serão oferecidas 3 mil vagas para progressão na carreira. As inscrições para participação no processo estão abertas de 31 de março a 8 de abril, no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/secba2011. Os docentes poderão optar por uma dentre as disciplinas de Arte, Biologia, Ciências, Educação Física, Espanhol, Filosofia, Física, Francês, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia.
A avaliação será composta por duas etapas:
1ª) Avaliação Individual, que consiste na aplicação de prova com questões objetivas e discursivas de conhecimentos específicos e pedagógicos, prevista para ser aplicada no dia 29 de maio,.
2ª) Avaliação Institucional, que a Secretaria fará por meio do indicador de rendimento do Censo Escolar do ano referência 2009.
Informações obtidas no site da Cespe.

Conversão de arquivos PDF para DOC

PDF é um formato excelente para ler artigos e documentos, pois ele fica leve para mandar por e-mail e de qualidade excelente. Mas infelizmente não dá para editar. Pois agora você não precisa nem fazer download nem instalar nenhum programa para editar documentos PDF.
Abaixo segue algumas sugestões para que você possa fazer essa conversão sem instalar software e totalmente gratuito. Acesse os sites abaixo e terá seu documento convertido para doc.