segunda-feira, 29 de março de 2010

Curso Mídias Digitais

Estão abertas as inscrições para o curso Mídias Digitais, o qual está sendo oferecido para os professores da Rede Estadual de Ensino.
O curso tem como objetivo capacitar o professor a lidar com certa desenvoltura no trato das tecnologias digitais aplicadas na educação, onde os principais pontos abordados será: discussões sobre inclusão digital, como fazer pesquisa na Internet, conhecer e aplicar webquest e blog, utilização da TV e do vídeo na escola e integração das diversas mídias no projeto educacional.
Período de Inscrição: 25/03 a 13/04/2010
Carga horária: 120 horas (16 horas presenciais e 104 à distância)
Primeiro Encontro: 27/04/2010 (das 08 às 12 e das 14 às 18 horas)
OBSERVAÇÃO: Os candidatos deverão ter conhecimento básico em informática.
Clique aqui e faça a sua inscrição!!!

Recadastramento do Planserv

Atenção professores da Rede Estadual de Ensino!!
Inicia-se nesta quinta-feira o recadastramento do Plansev para os servidores da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. O período será de 01 de abril a 30 de junho de 2010.
Todos os beneficiários titulares (servidores ativos, inativos e pensionistas) devem fazer o recadastramento, cabendo ao titular a responsabilidade exigida.
O beneficiário titular que não fizer o seu recadastramento e o dos seus dependentes e/ou agregados quando houver, no período estipulado acima, terá a sua assistência do Planserv suspensa depois de 30 dias após sua notificação, que será feita através de carta registrada e/ou edital.
Clique aqui para fazer o seus recadastramento.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Internet segura

No Jornal Bom Dia Brasil de hoje foi exibida uma reportagem sobre um curso que será oferecido a alunos e professores de alguns estados do Brasil, onde eles irão aprender nas escolas como navegar na Internet com segurança.
A ideia do curso que pretende ensinar aos estudantes o uso correto da web surgiu após o resultado de uma pesquisa sobre os perigos na rede e as denúncias sobre o mau uso de redes de relacionamento.
Veja abaixo o vídeo da reportagem.
Se você ficou interessado no tema, vale a pena conferir a Cartilha de Segurança para Internet, que contém recomendações e dicas sobre como o usuário pode aumentar a sua segurança na Internet. O documento apresenta o significado de diversos termos e conceitos utilizados na Internet e fornece uma série de procedimentos que visam melhorar a segurança de um computador.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Aliciamento de crianças pela Internet

Ontem o Fantástico exibiu uma reportagem mostrando como adultos conseguem aliciar crianças pela Internet e marcam encontros, geralmente em locais movimentados, onde ninguém desconfia.
Só no ano passado, em todo o Brasil, foram mais de 43 mil denúncias de pornografia infantil na internet. Para mostrar como adultos conseguem aliciar crianças em salas de bate-papo, um produtor e uma produtora do Fantástico se fizeram passar por menores de idade.
Se quiser conferir toda a reportagem e ver o vídeo, clique aqui.
Em julho de 2009 o CQC, programa exibido pela Band, também  fez uma reportagem com este mesmo tema, onde Danilo Gentili mostrou como funciona a pedofilia na Internet. Vejam o vídeo abaixo.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Concurso para professores (antigo CEFET)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), antigo Cefet, abre inscrições (de 09 a 24 de março) para os cargos de professor em regime de Dedicação Exclusiva. As atividades de docência no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, nos Campi de Barreiras, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista e daquelas que poderão ser criadas dentro da validade do concurso.
As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, no site www.ifba.edu.br, cujo valor é de R$ 100,00.
Para maiores informações acessem o site do IFBA.

segunda-feira, 8 de março de 2010

8 de março, Dia Internacional da Mulher...

"Mulher é mesmo interessante,
mesmo brava é linda,
mesmo alegre, chora,
mesmo timida, comemora,
mesmo apaixonada, ignora,
mesmo fragil é poderosa!"
Autor desconhecido

História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Fonte: http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm

sexta-feira, 5 de março de 2010

Montagem de Laboratórios de Informática nas Escolas

Diretores, Coordenadores e Professores
O ProInfo está divulgando uma cartilha com as recomendações básicas para a montagem dos laboratórios de informática nas escolas que irão subsidiar a elaboração de um plano para montar um laboratório de informática. Pretende-se com isso, que sejam evitados problemas básicos de infra-estrutura, assim como, que venham a propiciar um ambiente adequado ao desenvolvimento de projetos educacionais.
Para acessar a cartilha, basta clicar aqui.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Programa Banda Larga nas Escolas

O Programa Banda Larga nas Escolas - PBLE que foi lançado em abril de 2008 pelo Governo Federal  com o objetivo de conectar todas as escolas públicas urbanas à Internet, prevê a instalação das conexões para o 2º trimestre de 2010 em várias escolas da Bahia. Logo, as escolas devem estar cientes da visita dos técnicos das operadoras, devendo assim terem acesso a listagem das conexões.
O MEC divulgou um informativo com todas as informações sobre o PBLE. Sendo assim, é importante que as equipes administrativas das escolas, tenham conhecimento desse informativo para saber cobrar das equipes técnicas a correta instalação dos pontos e reivindicar soluções para problemas que possam surgir.
Clique nos links abaixo para ter acesso tanto a listagem quanto ao informativo.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Cultura digital na telinha da Globo...

Vimos a cultura digital na Sapucaí e agora vemos em uma novela.
Mais uma vez percebemos que a nossa realidade invade a ficção. Desta vez é através da novela "Viver a Vida", exibida em horário nobre pela Rede Globo. Luciana, uma das protagonistas da novela, é uma cadeirante e ganha de presente um blog de sua irmã Mia, intitulado "Sonhos de Luciana". No blog ela  faz relatos sobre a sua vida , mostrando as conquistas diárias, a superação, as dificuldades comuns a pessoas com necessidades especiais.
O interessante é que o blog foi criado de verdade.
Vale a pena conferir!!
É so acessar "Sonhos de Luciana".