sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A Justiça na era da teconologia

Agora, a Justiça grava depoimentos em vídeo para agilizar processos que, se fossem feitos de forma tradicional, levariam pelo menos uma hora para serem registrados.

Em vez de ficar com montanhas de papel, os juízes vão poder consultar os arquivos em vídeo e fazer audiências usando os computadores. As novas ferramentas são uma esperança de agilizar os processos e diminuir a lentidão do Judiciário.

Câmeras de vídeo, microfones e computadores: são os equipamentos utilizados em uma audiência na Justiça. Em São José do Rio Preto, a novidade já faz parte da rotina da Justiça Federal. Os depoimentos não demoraram nem 20 minutos, mas se fossem pela forma tradicional: “Pelos menos uns 60 minutos, o triplo”, afirma um funcionário do fórum.

O juiz não precisa mais ditar o resumo do que as testemunhas dizem. Agora, de acordo com a técnica do Judiciário Cristiane Previdente, a escrevente tem outro trabalho: “Só monitorar os equipamentos, ver se está tudo funcionando direitinho, se está sendo gravado, se o som está bom, e se a câmera que está sendo utilizada é a correta, só isso”.

Esta foi uma reportagem exibida pelo Jornal Bom Dia Brasil no dia 25 deste mês. Caso queiram ler a reportagem e assistir ao vídeo é só clicar aqui.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Encontro com Gestores Escolares

O Núcleo de Tecnologia Educacional, NTE-06, de Jequié convida os Diretores e Coordenadores Pedagógicos para um encontro que acontecerá no dia 04/12/2009 (sexta-feira), no Auditório da DIREC-13, das 08 às 12 h.
Neste encontro serão abordados os seguintes assuntos:
  • Windows X Linux;
  • Apresentação de ferramentas educacionais do Linux Educacional;
  • Laboratórios de Informática: Problemas verificados e propostas de soluções;
  • UNDIME e PROINFO;
  • Incentivo ao uso do laboratório de informática;
  • Incentivo aos professores a participarem dos cursos oferecidos pelo NTE;
  • Informações referentes ao Coordenador de Laboratório;
  • Programação de cursos para 2010.
Este encontro contará com a presença da Coordenação, Multiplicadores e Técnico em Informática do Núcleo de Tecnologia Educacional, Diretores da Direc-13 e da Secretaria Municipal de Educação.
A sua presença será muito importante.